Entendendo e corrigindo erros em fórmulas do Excel

Entendendo e corrigindo erros em fórmulas do Excel

Em algum momento, todos que utilizam o Excel já passaram pela irritante experiência de montar sua planilha com todas as informações necessárias, logo depois começar a escrever uma fórmula e ao pressionar enter… ao invés do resultado, surge alguma das mensagem de erros do Excel.
Muitas vezes isso faz com que você tenha que perder longos minutos procurando o erro na fórmula a fim de corrigi-lo e continuar suas atividades.

Agora imagine conhecer o significado de cada uma dessas mensagens de erro. De tal forma que cada vez que aparecessem você pudesse ir direto ao ponto onde deve ser corrigido.

Se quiser aprender como verificar e manipular erros em uma fórmula de Excel, temos uma vídeo aula exclusiva sobre isso. Basta clicar aqui!

A seguir, iremos entender os 8 tipos de erros que ocorrem no Excel. Com toda a certeza você vai se surpreender com o significado de cada um deles e como é fácil corrigi-los. Além disso, o motivo do quarto erro raramente é ensinado por professores em cursos de Excel, mas é muito importante!

1 – Como corrigir o erro #NOME? no Excel

Sem dúvida um dos erros mais comuns de ocorrerem! O principal motivo pelo qual #NOME? ocorre é por um erro de digitação na fórmula.

erro-nome
Erro #NOME?

Para corrigir esse erro, é necessário verificar erros de ortografia na fórmula, principalmente nos nomes das funções! Caso sua função tenha alguma mensagem de texto, não esqueça de colocá-la entre aspas duplas.

2 – Como corrigir o erro #VALOR! no Excel

O erro #VALOR! significa que há algo errado em como sua fórmula foi digitada. Contudo pode significar também que há algo errado com as células que você está fazendo referência. Dessa forma, pode ser difícil encontrar a causa exata, pois se trata de um erro muito amplo.

erro-valor
Erro #VALOR!

Uma dica para corrigir esse erro é verificar se os tipos de valores da fórmula são incompatíveis. Por exemplo, em uma função de soma ou média não se deve misturar valores numéricos com texto!

3 – Como corrigir o erro #DIV/0! no Excel

O erro #DIV/0! ocorre quando um número em uma fórmula é divido por zero. Dessa forma, isso pode acontecer em uma fórmula simples como =7/0. Ou também quando uma fórmula de divisão se refere a uma célula que contém zero ou está vazia.

erro-div0
Erro #DIV/0!

Para corrigir, faça o seguinte: verifique se o divisor na função ou fórmula não é zero (0) nem uma célula em branco, caso seja, ele precisará ser alterado. Entretanto, algumas vezes não será possível evitar o erro porque suas fórmulas podem estar aguardando um valor que ainda não foi inserido ou calculado. Contudo, você pode utilizar a função SEERRO para suprimir esse erro enquanto você espera por esse valor.

4 – Como corrigir o erro ##### no Excel

Desta vez não temos necessariamente um dos erros do Excel, mas uma notificação. Quando uma coluna não tem espaço o suficiente(largura) para mostrar o conteúdo da célula, o Excel mostrará o caractere #.

erro-largura-excel
Erro #####

Então para corrigir será necessário saber como redimensionar uma coluna. Basta clicar no separador de colunas e arrastá-lo para direita, como na figura acima. Além disso, é possível selecionar a coluna inteira, depois clicar com o botão direito do mouse, selecionar a opção largura da coluna e digitar um novo valor de largura.

5 – Como corrigir o erro #N/D no Excel

Normalmente, o erro #N/D acontece quando um valor não está disponível para sua fórmula ou função. Ou seja, quando a fórmula ou função precisa de um valor, geralmente para realizar uma busca, e esse valor não é passado a ela. É um erro que ocorre principalmente nas funções PROCV, PROCH, PROC ou CORRESP.

erro-nd-excel
Erro #N/D

Para corrigi-lo, verifique se o valor procurado:

  • Foi informado à função.
  • Está correto.
  • Existe na tabela da pesquisa.

6 – Como corrigir o erro #REF! no Excel

O erro #REF! ocorre quando uma fórmula se refere a uma célula que não é válida, em outras palavras é um erro de referência inexistente. Isso costuma acontecer sobretudo quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou coladas.

erro-ref-excel
Erro #REF!

Para corrigir o erro #REF! faça o seguinte: Se excluiu linhas ou colunas por engano, você precisará restaurá-las. Entretanto, se sua fórmula faz referência a um valor ou intervalo inexistente, será necessário mudar essa referência.

7 – Como corrigir o erro #NULO! no Excel

Esse tipo de erro é mostrado quando você usa um intervalo incorreto em uma fórmula. Todavia o erro #NULO! também pode ocorrer quando se usa por engano espaço para separar as referências de intervalos que não tem uma interseção(não se cruzam).

corrigindo-erro-nulo-excel
Erro #NULO!

Primeiramente, para corrigir esse erro é necessário atenção. Verifique se o intervalo utilizado em sua fórmula realmente é válido. Se pretende utilizar todos os valores de cada intervalo, separe-os com ponto e vírgula(;). No entanto, se pretende utilizar apenas a interseção entre intervalos, certifique-se que exista um cruzamento entre eles e separe-os apenas com espaço.

8 – Como corrigir o erro #NUM! no Excel

O erro #NUM! acontece toda vez que uma fórmula encontra um valor inválido. Além disso, ele pode ocorrer quando o resultado de uma fórmula gera um valor muito longo(extenso) para ser representado.

erro-num-excel
Erro #NUM!

Para corrigir o problema do erro #NUM! causado por valores inválidos, use valores de acordo com o que é exigido por cada função. No exemplo acima, a função RAIZ não suporta números negativos. No segundo caso, é bastante improvável que você precise realmente calcular um valor acima do limite suportado pelo Excel. Portanto verifique se o valor inserido em sua fórmula não contém excesso de algarismos.

Aposto que depois desse artigo você conseguirá corrigir muitos erros sozinho, e com um pouco de prática ficará cada vez mais rápido nisso!
Mas acima de tudo, se bater alguma dúvida, volte no blog e consulte esse artigo novamente!
Não deixe de cadastrar seu e-mail no blog para receber atualizações sobre novos artigos, dicas e aulas de Excel.

Geraldo Cardoso

Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Tecnologias para Aplicações Web

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *