5 motivos que vão fazer você querer já ter começado a aprender Excel

5 motivos que vão fazer você querer já ter começado a aprender Excel

O Excel é um programa para edição de planilha de cálculos, desenvolvido pela Microsoft (mesma desenvolvedora do Windows). Como também é sem dúvida um dos programas mais utilizados por empresas de diversos portes e segmentos. Possui grande versatilidade na elaboração de soluções simples como planilhas de controle de estoque e construção de gráficos. E é igualmente eficiente em soluções estratégicas de planejamento e acompanhamento. Consequentemente cada vez mais empresas exigem em seus exames de seleção que o profissional domine essa ferramenta. A seguir, destacamos 5 grandes motivos que irão fazer você querer começar a aprender Excel agora mesmo:

1 – A ferramenta está entre as 3 habilidades mais procuradas em um profissional

Segundo um levantamento realizado pela Catho Educação com mais de 230 recrutadores de recursos humanos, as certificações mais desejadas em um profissional na hora da contratação são: vendas (26%), análise de dados (26%) e Excel (23%).

2 – Poucos profissionais realmente dominam o Excel

Existem muitos profissionais com certificação mas são poucos os que realmente dominam a ferramenta ao ponto de conseguir resolver problemas recorrentes do trabalho com fórmulas complexas. Além disso, muitos desses profissionais nem mesmo avançaram além do nível de conhecimento básico. Ou seja, com um pouco de prática e dedicação nos estudos, é possível sair na frente de toda a concorrência que não domina a ferramenta. Você só precisa separar alguns minutos por dia e praticar!

3 – Em um processo de seleção é muito comum o Excel aparecer como um critério decisivo

Quando surge uma oportunidade de seleção, recrutadores logo perguntam se o profissional tem alguma experiência em Excel, mesmo que a vaga não tenha relação com o uso de planilhas eletrônicas. Mas por que isso acontece? Simples, o Excel é uma ferramenta que faz uso extensivo da lógica e da matemática. Profissionais que lidam com essas duas competências geralmente tem bastante facilidade de aprendizado, tornando-os portanto excelentes candidatos a novos desafios.

4 – Para quem está desempregado ou procurando o primeiro emprego, o Excel é um grande aliado

Atualmente no mercado de trabalho existem diversas vagas disponíveis que dependem diretamente do Excel. Sites de emprego como o Catho, Vagas.com e InfoJobs anunciam diariamente inúmeras vagas não apenas para o nível avançado como também para o nível básico de conhecimento. Em outras palavras, aprender Excel é uma ótima oportunidade para quem está procurando um lugar no mercado de trabalho.

5 – Uma ferramenta que nunca se torna obsoleta

O Excel existe há mais de 30 anos, e desde sua criação não parou mais de receber inovações. Novas funções, novas funcionalidades, novas maneiras de se analisar e representar informações surgem a cada atualização. Entenda que com isso a ferramenta não se torna obsoleta por estar sempre em constante evolução. Entretanto o profissional também não pode deixar de se aprimorar, deixar de aprender Excel é se tornar obsoleto para o mercado de trabalho.

É provável que ao ler este artigo até aqui, você já tenha compreendido o quanto dominar essa é importante e o quanto isso fará diferença na sua vida profissional.
No canal Formação Digital no YouTube temos a série de vídeo aulas Excel para Profissionais. Totalmente dedicada a ensinar Excel passo a passo, do básico ao intermediário. Aulas novas toda semana e dúvidas respondidas nos comentários dos vídeos.
Então não perca mais tempo! Clique aqui e inscreva-se em nosso canal para começar a aprender agora mesmo!

Geraldo Cardoso

Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Tecnologias para Aplicações Web

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *